Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

A queda do desenvolvimento ágil (parte 2)

Posted by Ivan Sanchez em Quarta-feira, Novembro 19, 2008

Há 6 meses atrás eu escrevi sobre a queda do movimento ágil, mas o James Shore foi bem mais esperto: ele decidiu cutucar na ferida do Scrum. E agora que a polêmica está no ar, muita gente na comunidade ágil brasileira resolveu se manifestar, dentre eles:

Phillip Calçado:

[…] What James describes in his text is what we, consultants, see every single day.

Rafael Mueller:

[…] Tá cheio de consultor por aí pronto para quebrar os valores ágeis somente para ganhar um dinheiro da sua empresa.

Victor Hugo Germano:

[…] São os princípios, e não os métodos, que decidirão sobre a sobrevivência dos projetos

José Papo

[…] Scrum é apenas a porta de entrada para a agilidade. Uma equipe que não evoluir além disso, com certeza irá fracassar.

Manoel Pimentel

[…] Não existe uma só forma de agilidade […] Será que não há espaço para todas essas vertentes da agilidade?

Fernando Meyer

[…] não é trazendo um evangelista e adotanto Scrum para sua empresa que fará seus projetos darem certo, mas se e somente se as pessoas envolvidas acreditarem no que estão fazendo.

Frank Trindade:

[…] O problema acontece quando tudo isso se torna muito na moda e popular, o que leva um monte de gente a adotar metodologias ágeis sem ter muita noção do que está fazendo.

Guilherme Chapiewski:

[…] muitas pessoas na comunidade – assim como eu – têm receio que realmente estejamos entrando numa era de declínio das metodologias ágeis causada pelo seu mal uso e péssimo entendimento.

Minha opinião continua a mesma então não vou entrar na discussão. Ao invés disso vou tentar manter este post atualizado com outros posts que eu encontrar por aí. Estou curioso para saber o quanto esta discussão vai mudar a cara da comunidade brasileira 🙂

Atualizado! Mais algumas opiniões: Fernando Meyer, Frank Trindade e Guilherme Chapiewski (se souberem de mais alguém me avisem!)

3 Respostas to “A queda do desenvolvimento ágil (parte 2)”

  1. […] as pessoas não terem o pé no chão em relação ao Scrum, do Rafael Mueller, Phillip Calçado, Ivan Sanchez, José Papo e muitos outros comentando sobre o post do James Shore… Parece que muitas pessoas […]

  2. […] as pessoas não terem o pé no chão em relação ao Scrum, do Rafael Mueller, Phillip Calçado, Ivan Sanchez, José Papo e muitos outros comentando sobre o post do James Shore… Parece que muitas pessoas […]

  3. maria joao semedo said

    Boa tarde, estou a desenvolver a minha tese do mestrado e o meu tema é “Ganhos de produtividade e de sucesso de Metodologias Ágeis vs Metodologia em Cascata no desenvolvimento de projectos de software” como tenho poucas informações sobre os dois modelos gostaria de saber se é possível me fornecerem informações sobre metodologias ágeis.

    Cumprimentos,

    Maria Semedo

Deixe um comentário