Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

Impressões do último dojo 30/08

Posted by Victor Hugo Germano em Sexta-feira, Agosto 31, 2007

Saudações a todos!

Vou tentar resumir o que foi o último dojo:

Primeiramente me deixou surpreso a quantidade de pessoas interessadas no encontro, vindas principalmente do Grupo de usuario Java SC que ajudou a divulgar o evento dessa vez… e qual não foi a minha surpresao quando percebi que as pessoas estavam atrás de uma palestra a respeito de testes de software… (?)
Talvez pela falta completa de eventos técnicos em nosso estado, ou talvez pela falta de informação nesse blog a respeito do intuito e da definição do que é o Coding Dojo. Vamos tentar mudar essa situação melhorando a descrição do site e trazendo mais informações a respeito de Teste de Software e TDD.

Assim como já foi comentado pelo Ivan num post anterior, fico impressionado com a maneira que as pessoas desenvolvem… code-and-fix? Programação orientada a heroísmos? Um misto de cowboy coding e o jogo do “faço de tudo para justificar o erro”? Programação orientada a gambiarra?
Tudo bem, sei muito bem que o povo do Quality Assurance tem muito pra dizer e provar que minha crítica acima não é válida (afinal, existem equipes de teste) . Mais continuemos.

Após uma introdução sobre o CodingDojoFloripa, partimos para o evento em si…
Nossa intenção como dojoFloripa desta vez foi mostra, para resolver o desafio, a utilização do DBUnit. Mas antes de tudo resolvemos passar um pouco sobre testes, já que algumas pessoas não conheciam o junit e a nossa maneira de fazer testes.

Infelizmente para alguns, tivemos que continuar o programa e explicar o funcionamento do DBUnit. Assim, a adesão das pessoas não foi das melhores, devido principalmente à quantidade de conceitos tratados no dojo, fazendo com que uma parte das pessoas deixasse o certi (e ainda não sabemos com qual impressão).

Bem, mesmo assim acredito que o evento tenha sido um sucesso! Melhor ainda foi a discussão sobre quem iria ganhar a assinatura da MundoJava que sorteamos. Obviamente que fizemos os testes para isso! Grande Gustavo acabou levando (deveríamos ter feito mais testes até que meu nome aparecesse como vencedor…)

Melhor ainda foi a reunião de feedback. Alguns sugestões foram bastante pertinentes e que vamos acabar seguindo. Dentre elas:

– Indicação do nível de dificuldade e requisitos básicos para participar do dojo (mão serão restritivos, mas assumiremos que todos os presentes conhecem algo do assunto tratado)

– Apresentação sobre TDD e Testes que acabarei (juntamente com o Ivan e o Mueller) realizando, com a intenção de ampliar o número de eventos técnicos em florianópolis

– E vocês, o que acharam do evento?
É isso, o perfil auto-organizável do evento será SEMPRE mantido! Logo publicarei as fotos e o código fonte.

Obrigado a todos que participaram e obrigado ao apoio da Fundação CERTI!

Lembrando: inscrevam-se na lista para discutir a respeito

2 Respostas to “Impressões do último dojo 30/08”

  1. Cassiano C. Casagrande said

    Não conhecia a dinâmica do encontro mas achei bem produtivo. Gostaria muito de saber o nome do framework para geração de documentações a partir das classes de testes, comentado durante o encontro. Era isso, parabéns pela iniciativa.

  2. […] para que possamos avançar nos encontros do CodingDojoFloripa, efetivamente evitando o que houve no último encontro. Assim, compilei uma série de links que tratam do assunto, basicamente escritos aqui no […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: