Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

XP é só o começo…

Posted by Ivan Sanchez em Sábado, Agosto 18, 2007

Como praticante de eXtreme Programming desde 2003, não me considero nenhum pioneiro do assunto no Brasil. Antes disso eu já acompanhava o xispe.com.br e via que já existia gente usando XP na prática, coisa que ainda demorei mais de um ano para conseguir.

O interessante mesmo é ver como de lá pra cá muita gente abraçou XP. E se fosse para fazer uma retrospectiva do que eu notei de lá pra cá, eu chamaria atenção que:

  • O aumento da comunidade pode significar tanto que XP funciona quanto que as pessoas estão frustradas com seus projetos de software atuais. E eu acredito nas duas opções.
  • Muita gente está buscando adaptar XP a processos engessados, ao invés de simplesmente abraçar seus princípios.
  • XP abriu as portas para uma série de outras iniciativas ágeis. Scrum é a principal delas.
  • O Brasil continua atrasado no que diz respeito a desenvolvimento de software em geral.

Em resumo, me parece que aos poucos a mentalidade dos profissionais de software está mudando e um futuro mais Ágil é inevitável. Que XP seja mesmo só o começo…

Uma resposta to “XP é só o começo…”

  1. Caro Ivan,

    Concordo, XP foi baiado, mal interpretado, banido nas organizações, eu mesmo falei na epoca do XP2001 ou 2002 com o Kent Beck quando veio ao Brasil devido a grande trabalho do Klaus e outros.

    Demoro um tempão para cair a ficha, mais foi como a pilula azul do matrix, uma vez tomada a fantasia desmorona.

    Eu espero o mesmo, que não seja XP ou Scrum ou Lean ou o que venha pela frente, mais que as empresas possa tirar o talento e aproveitar o tesão que professionais criativos na nossa area tem, e criar valor com isso, fazendo de isto um jogo ganha, ganha, ganha.

    Abraços,
    Juan.

    Abraços,
    Juan.

Deixe uma Resposta

 
