Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

O que desenvolvimento de software e governo têm em comum?

Posted by Ivan Sanchez em Sexta-feira, Junho 8, 2007

Resposta rápida:

Ambos tendem a empregar mais pessoas do que o necessário.

Ok, aqui vai a explicação detalhada. Você já reparou quanta gente está interessada em trabalhar em cargos públicos hoje em dia? Nos últimos anos o governo abriu mais de 180.000 postos para servidores públicos em diversas áreas, e sobram candidatos. O governo oferece bons salários e quem paga é o povo com serviços públicos cada vez mais burocráticos e menos eficientes. É o Estado inchado que o povo xinga mas está doido para fazer parte.

O mesmo acontece com desenvolvimento de software. Todo mundo indo trabalhar nas empresas de 3 letrinhas, e ao mesmo tempo reclamando que a maioria dos projetos de sofware é mal gerenciado, planejado, controlado ou executado. Para poder contar com um grande número de pessoas na ilusão de se entregar software mais rápido, surge a necessidade de processos mais pesados que acabam muitas vezes em atrapalhar mais do que ajudar. E ainda assim muita gente considera trabalhar em grandes empresas um bom negócio.

Felizmente no desenvolvimento de software já existem muitas empresas se dando conta que eficiência pode ser alcançada com menos processo e uma menor quantidade de profissionais bem qualificados trabalhando em equipes auto-gerenciáveis. E pro governo, alguém vê alguma saída?

Uma resposta to “O que desenvolvimento de software e governo têm em comum?”

  1. Maxwell Gonçalves de Almeida said

    Quando eles começarem a tratar com contratos de escopo negociável, se preocupar menos com certificações e mais com qualidade, quem sabe isso muda de figura. Mas, recentemente uma fundação de ensino tinha como exigência para concorrer a um financiamento de projeto, que a metodologia de desenvolvimento de software fosse XP…quem sabe as coisas vão mudando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: