Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

Abrace as mudanças no seu software

Posted by Ivan Sanchez em Segunda-feira, Abril 9, 2007

Um dos maiores fatores de estress em projetos de software é a mudança desordenada no escopo. As funcionalidades mudam durante o projeto com mais frequencia do que a equipe gostaria, e isso se reflete negativamente por todos os lados.

A questão é que a maioria das pessoas que já se envolveram com projetos de software sabem que as mudanças fazem parte (e a minoria se engana achando que não), porém dificilmente as pessoas se preparam para quando isso acontece. E os resultados mais comuns disso são: cliente insatisfeito, desenvolvolvedores frustrados e prazos/custos estourados. Isso sem mencionar a qualidade do produto final.

Por isso proponho 2 tarefas para melhorar este cenário:

  • Defina datas para as mudanças acontecerem

Duas coisas que incomodam os desenvolvedores são: interrupções e trabalho jogado fora. Uma maneira fácil de evitar isso é educar o cliente* para que faça seus pedidos apenas em datas pré-definidas. Obviamente o cliente vai continuar pedindo alterações a qualquer momento, mas é preciso deixar claro quando que estas alterações serão trabalhadas e o qual será o impacto delas.

Se o cliente começar a ficar insatisfeito com o quanto ele precisa esperar para ter suas mudanças, é sinal que estas datas precisam estar mais próximas uma das outras.

  • Automatize seus testes

Agora é a vez dos desenvolvedores fazerem a sua parte. Uma vez que as mudanças do cliente já são esperadas, é preciso fazer com que estas mudanças no software não signifiquem queda na qualidade. E é aí que entram os testes automatizados. Poder verificar facilmente todas as funcionalidades do sistema a qualquer momento é o que dá confiança para um desenvolvedor mudar qualquer coisa a qualquer momento.

O impacto de uma mudança de requisito pode ser maior ou menor, e os testes permitem verificar com mais clareza como a mudança se reflete no resto do sistema. Isto acontece porque uma vez que uma parte do software é modificada e todos os testes são executados, todos os pontos onde esta mudança causou problema são descobertos na hora. E com este feedback rápido os desenvolvedores poderão verificar se suas estimativas estavam corretas e se a implementação está correndo como o planejado.

Em resumo

Permitir que mudanças de escopo sejam bem-vindas num projeto de sofware precisa ser um esforço tanto de cliente quanto desenvolvedores e a palavra-chave para diminuir o estress é disciplina. Quanto mais previsíveis forem os clientes e mais testes automatizados forem escritos, melhor serão aceitas as mudanças.

* Definição de cliente: aquele que define os requisitos do software, não necessariamente aquele que está pagando.

2 Respostas to “Abrace as mudanças no seu software”

  1. […] post foi repuzido inteiramente do Site Dojo Floripa Dojo Floripa. Créditos ao seu Autor Ivan Sanches. Um dos maiores fatores de estress em projetos de software é […]

  2. […] Este post foi repuzido inteiramente do Site do Dojo Floripa. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: