Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

XP Checklist #1: Jogo do Planejamento

Posted by Ivan Sanchez em Terça-feira, Março 27, 2007

Visão Geral do Jogo do Planejamento:

É preciso conhecer o problema, levantar os requisitos, estimar o esforço e definir as entregas. A colaboração tanto da Equipe de Desenvolvimento quanto do Cliente é fundamental nesta etapa que será o ponto de partida para um novo ciclo de desenvolvimento.

Objetivo:

Definir os requisitos (User Stories) de maior valor, que deverão ser entregues no final da Iteração ou Release.

Participantes:

  • Cliente
  • Equipe de Desenvolvimento
  • Coach

Pontos principais:

  • Um objetivo concreto deve ser definido para a próxima Iteração/Release
  • A próxima Iteração/Release deve compreender o que há de mais valioso para o Cliente
  • Os requisitos devem ser representados em User Stories utilizando a linguagem do Cliente
  • O Cliente deve ter a chance de adicionar ou remover User Stories
  • As User Stories devem ser compreendidas pela Equipe de Deenvolvimento
  • A Equipe de Desenvolvimento pode quebrar ou unir User Stories com ajuda do Cliente
  • Um Glossário pode ser mantido para guardar o significado dos termos mais relevantes
  • No Planejamento da Iteração é desejável que as User Stories sejam quebradas em Tarefas técnicas pela Equipe de Desenvolvimento
  • O Cliente deve priorizar as User Stories
  • A Equipe de Desenvolvimento deve estimar cada User Story/Tarefa
  • Equipe de Desenvolvimento e Cliente discutem o que pode ser implementado na próxima Iteração/Release
  • A velocidade da equipe deve ser atualizada com base na última Iteração/Release:
    • Velocidade = (Total de Pontos) / Iteração ou Release

Resultados esperados:

  • O Cliente estará comprometido a disponibilizar mais informações sempre que necessário
  • O Cliente estará comprometido a dar seu feedback durante o desenvolvimento
  • A Equipe de Desenvolvimento estará comprometida a entregar o que há de mais valor para o Cliente ao final da Iteração/Release
  • A velocidade da Equipe de Desenvolvimento será conhecida

2 Respostas to “XP Checklist #1: Jogo do Planejamento”

  1. […] Jogo do Planejamento […]

  2. […] um dos projetos em que trabalhei utilizando XP o jogo do planejamento era realizado sempre na segunda-feira, e na sexta-feira da mesma semana as tarefas […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: