Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

Construindo equipes auto-gerenciáveis

Posted by Ivan Sanchez em Quinta-feira, Janeiro 11, 2007

Criar equipes capazes de gerenciar o próprio trabalho é tarefa complicada nos dias de hoje, onde funcionários são tratados como “recurso” e papéis gerenciais são frequentemente confundidos com papéis de controle do trabalho alheio.

Pensando nisso listei os 4 valores que, na minha opinião são fundamentais para mudar este quadro. São eles:

1. Visão comum

A primeira tarefa para se obter equipes auto-gerenciáveis é compartilhar os objetivos. Para isso, é preciso de objetivos SMART (Specific, Measurable, Achiveable, Realistic, Timed), e estes objetivos têm que fazer sentido para todos os envolvidos.

2. Comprometimento

Uma vez que os objetivos são comuns, é possível obter um comprometimento da equipe. Isto significa que a partir daí todos estarão trabalhando para chegar ao objetivo, aumentando a consciência das atitudes que são benéficas ou prejudiciais durante o projeto.

3. Confiança

Todos da equipe precisam ter consciência da capacidade e do comprometimento dos seus membros. Com a confiança mútua cria-se um vínculo que diminui a necessidade de controle do trabalho que cada um está fazendo.

4. Apoio

Uma equipe auto-gerenciável precisa de uma “interface” com o resto da organização. Uma ou mais pessoas que possam ajudar quando a solução de um problema depender de fatores externos. Estas pessoas precisam fazer parte da equipe, no sentido de compartilhar a visão, ser comprometida e ter uma confiança recíproca com os outros da equipe.

Em resumo, estes são princípios simples e que são esquecidos por muitos gerentes. Para compensar a falta deles normalmente é preciso aumentar o controle e a cobrança, o que além de desperdiçar um tempo precioso aumenta pode aumentar o estress da equipe consideravelmente.

5 Respostas to “Construindo equipes auto-gerenciáveis”

  1. Renato said

    Numa boa equipe tudo isso ocorre naturalmente, sem esse guia rotulado cheio de termos..Não tô falando de você mas sim de nossa cultura. Não adianta esse palavriado bonito, se não houver boas pessoas, e mais, uma sintonia legal, nada disso adianta.

    Às vezes, muitas vezes, as coisas são mais simples do que achamos. Coplicamos uma coisa e vendo o estrago, em vez de voltar ao simples complicamos de novo.

  2. Olá Renato!

    Espero que isso que eu escrevi não seja tomado como guia. Pelo menos essa não foi minha intenção. O que quis foi simplesmente mostrar que relações inter-pessoais são mais importantes que regras e documentos, pelo menos quando se trata de montar equipes auto-gerenciáveis.

    E com certeza pra ver uma boa equipe auto-gerencíavel na prática é preciso sintonia, o que só acontece naturalmente mesmo. Por isso que o que eu citei foram valores e não práticas. Talvez “afinidade” seja um valor tão importante quanto os outros.

    O que acha?

    Abraços

  3. felipecruz said

    Eu acho que a maioria dos gerentes está muito preocupada com prazos e PMPs da vida que se esquece que habilidades inter-pessoais sao fundamentais..

    mto bom o post!

  4. César said

    Ter uma boa equipe focada no resultado e comprometida com os objetivos da organização é muito bom, relacionamentos interpessoais que permitam compartilhamento, camaradagem e ambiente propício à produtividade é excelente…

    Acontece que 9 entre 10 gestores culpam sua equipe justamente na falta de comprometimento ou na inabilidade de trabalhar em equipe na hora do insucesso… afinal quem já não ouviu a célebre frase “é melhor trabalhar com boi do que com gente!!!”

    A metodologia proposta para times auto gerenciáveis é muito mais do que um sistema complexo cheio de temos bonitos… é realmente uma forma de fazer com que a equipe veja e sinta o que o só gerente (em outros métodos) vê e sente mas não tem habilidade de comunicação suficiente para conscientizar seus subordinados e mudar suas atitudes…

  5. DAIANE said

    Boa tarde, gostaria de fazer o meu tcc neste tema, quero saber se vc sabe se existe algum livro sobre EAGS?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: