Coding Dojo Floripa

Desenvolvimento Ágil

É tão estressante assim trabalhar com TI?

Posted by Ivan Sanchez em Quarta-feira, Dezembro 6, 2006

Nas últimas semanas tenho acompanhado uma discussão sobre medicamentos que erradicam (ou diminuem) a necessidade de sono, criada no fórum do grupo de usuários Java e passei a me perguntar de onde a necessidade de uso de substâncias estimulantes estaria surgindo.

Pesquisando um pouco sobre o assunto, vi que a revista Info publicou que o profissional de TI é o mais estressado hoje em dia, ficando na frente médicos e engenheiros, inclusive. Dentre as causas principais estariam principalmente a carga de trabalho, os prazos e o tipo de trabalho a ser executado.

Por que será que a pressão sobre os profissionais está tão grande assim? Sobram vagas para estes profissionais e mesmo assim o problema continua. A demanda por tecnologia está em alta e quem “paga o pato” são os técnicos no assunto. Dentre algumas fontes de estress que eu vejo por aí também estão:

  • Trabalhos free-lancer: a idéia de ganhar dinheiro no horário livre é tentadora para muitos profissionais, que acabam esquecendo que além de botar a mão na massa, terão provavelmente que trabalhar muito mais para cumprir tarefas que no seu trabalho normal seriam executadas por outra pessoa. Tratar com clientes, definir prazo/custo e dar suporte para a solução estão entre essas atividades que poderão tirar muitas noites de sono. Muitas vezes o retorno financeiro simplesmente não compensa.
  • Pressão por aprender novas tecnologias: a cada dia surge uma nova tecnologia ou ferramenta que chama atenção dos profissionais de TI. E assim como as mulheres seguem as novas tendências da moda, os técnicos querem sempre dominar as “novidades” (isso quando não são obrigados a fazê-lo por pressão de um superior com essa visão). O resultado disso no dia-a-dia acaba sendo uma insatisfação com o trabalho atual, que passa a ser visto como “atrasado” mesmo que na prática todos os projetos estejam obtendo o sucesso esperado. Pensar que “poderíamos/deveríamos usar a tecnologia X ou Y” passa a ser mais preocupante que os resultados, o que muitas fezes não faz muito sentido.

Em ambos os casos a conclusão do profissional é sempre a mesma: falta tempo! E o fato do dia ter apenas 24 horas e ainda por cima existirem outras atividades mais importantes do que trabalhar como se relacionar com outras pessoas e cuidar da saúde acabam gerando um estress absurdo.

Infelizmente não tenho a fórmula mágica para resolver o problema, mas acredito que fazer o que gosta e valorizar outras coisas da vida além do trabalho podem servir como parâmetros na hora de pesar o estress que o trabalho pode causar. Existe algum remédio na farmácia para ajudar nisso? Duvido muito.

Uma resposta to “É tão estressante assim trabalhar com TI?”

  1. yguaratã said

    Tomar remédio pra não dormir? Isso não existe. O sono é um dos alertas das necessidades do corpo. Se o profissional acha que uma jornada de 8 horas não é o suficiente para o trabalho então ele tem que ajustar seu trabalho e saber priorizar as coisas, e isso não é feito “ajustando o sono”. E você falou uma coisa importante sobre a moda em TI. Novas tecnologias devem ser aplicadas se forem realmente necessárias para atingir os objetivos em questão, não apenas por modismo ou vaidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: